segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mais um projeto na escola



É o projeto dança na escola. Este novo projeto, vem atender alunos de pré -escolar a 5º ano. Sob a coordenação da Professora Aldaci Gonçalves , estreou no dia 10 de julho, dentro das comemorações do 41º aniversário da escola, o Grupo de Danças Essência Campeira mini-mirim. Este tem como instrutoras as alunas Leane e Milena , que são integrantes do grupo Mirim da escola. Foi um trabalho arduo e difícil, pois tem alunos com apenas 6 anos de idade, porém muito gratificante, porque o objetivo da escola e da coordenação foram alcançados.
Queremos incentivar aos alunos a sentirem prazer em estar na escola, conhecer um pouco da cultura do Rio Grande do Sul e também preparar o futuro do Grupo Essência Campeira, que já vem a 10 anos dentro da escola .
Acreditamos que estes projetos contribuam para o desenvolvido do aprendizado, da coordenação motora, da sociabilização do aluno.
Este trabalho tem , também,o incentivo dos pais,que é de suma importância. A família é o suporte, o alicerce para a conquista dos objetivos da escola , que é de transformar e formar cidadãos.

CONCURSO DE REDAÇÕES



No dia 08 de julho, a escola esteve presente na 2ª etapa do concurso de redações promovido pelo Ministério Publico, no pólo Universitário. Foram aproximadamente 80 alunos a fazerem a redação que teve como tema “O meio ambiente". Nossos alunos concorreram com mais de 70 estudantes, que vieram das escolas do interior de nosso município e do Instituto Estadual São João Batista. Esteve acompanhando-os, as professoras Maria da Glória e Edisa. Esteve presente, também, para apoiá-los, no início dos trabalhos, o diretor da escola.
Na semana que antecedeu ao concurso, houve uma preocupação enorme da escola e dos professores para subsidiarem os alunos com os temas apresentados e incentivá-los a participarem do concurso.
Sabe-se que é um concurso muito difícil, e que os professores escolhidos para corrigirem as redações terão muita dificuldade em escolher a melhor, pois temos ótimos alunos participando e que o 1º lugar irá contemplar aquele aluno que realmente está preparado.
Acreditamos no potencial dos estudantes da escola e sabemos também do empenho de cada um, por isso independente do 1º lugar ou não, eles já são vencedores. Parabéns mais uma vez aos alunos e professores

domingo, 18 de julho de 2010

JERGS 2010




No dia 16 de julho, a escola esteve representada em Pelotas pelo time infantil de futsal. Os alunos estiveram participando dos jogos escolares do Rio Grande do Sul.Segundo o professor Edgar, eles mostraram espírito de competição, mas acima de tudo ,orgulho por representar a escola.
Os mesmos conseguiram chegar as quartas-de-final e só foram superados devido ao desgaste físico.Mostraram garra, determinação e vontade de vencer.
Acompanhou a delegação da escola a Professora Fátima, que contribui para a organização e cuidado dos alunos. Parabéns aos craques da escola e aos professores.
A direção

quarta-feira, 14 de julho de 2010

PARA REFLETIR:

Quero ser um televisor

A professora Ana Maria pediu aos alunos que fizessem uma redação e nessa redação o que eles gostariam que Deus fizesse por eles:
À noite, corrigindo as redações, ela se depara com uma que a deixa muito emocionada. O marido, nesse momento acaba de entrar, a vê chorando e diz:
_ O que aconteceu?
Ela respondeu:
_ Leia.
Era a redação de um menino.
“Senhor, esta noite te peço algo especial: me transforme em um televisor. Quero ocupar o seu lugar. Viver como vive ao TV de minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao redor... Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona. E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos “briguem” para estar comigo. Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. E, por fim, que eu possa divertir a todos. Senhor, não te peço muito... só quero viver o que vive qualquer televisor!”
Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:
_ Nossa, que coisa esses pais!
E ela olha:
_ Essa redação é do nosso filho!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ATIVIDADES DO ANIVERSÁRIO DA ESCOLA





Esta ocorrendo à gincana escolar em comemoração aos 41 anos da escola. As atividades da gincana serão desenvolvidas do dia 05 a 09 de julho no horário das 16h 30 min às 17h, sendo que as últimas atividades da gincana serão realizadas no Ginásio de Esporte dentro da festividade de encerramento das comemorações de aniversário da escola.
Participam das gincanas os alunos de pré ao 5º ano, divididos em sete equipes com onze alunos. Cada equipe é diferenciada pelas cores: azul, vermelho, marrom, branca, lilás, amarela, verde. Já foram realizadas as tarefas: Bola no Cesto, Carrinho de Mão, Chute a Gol e Corrida do Saci.

terça-feira, 6 de julho de 2010

A ESCOLA ESTÁ EM FESTA


A escola foi fundada em 30 de junho de 1969, sendo diretora Marta Maria Coelho Veleda. Teve vários nomes, até chegar ao nome atual, um deles Ma. Arthur da Costa e Silva.
Marta Veleda foi também a primeira professora com sete alunos, iniciou o trabalho escolar em duas peças alugadas defronte ao atual prédio.
Hoje nossa escola conta com 372 alunos, 33 professores e 8 funcionários.
Conhecida como “Escolinha” ou “Coleginho”, tendo nove salas de aula, sala de direção, secretaria, ambulatório odontológico, biblioteca, refeitório, cozinha, 3 banheiros, quadra de esportes.
Este ano a escola está sendo ampliada, pois está faltando espaço físico para nossos alunos, o respectivo aumento acolherá mais de duzentos alunos.
O diretor atual é: José Eduardo Martins Carvalho e vice-diretora Aldaci Gonçalves Naveira.
Os diretores que já passaram por nossa escola além da Marta Veleda foram: Minervina da Silva, Gelcy Gonçalves, Maria Gabriela Segóvia, Rosângela Tavares, Giane Sória, Maria do Carmo Campelo, Vera Maria Santos, Neura Lúcia Àvila e Jorge Luiz Mattos.
Além do número de alunos que aumentou consideravelmente a escola possui hoje em turno inverso vários projetos como: Banda na Escola, Invernada Mirim e Mini-mirim, grupo de teatro Mundo Encantado, Horta Escolar, Classe de Apoio, Inglês na Escola e os projetos do Instituto Airton Senna , sendo estes projetos para os alunos que estão em defasagem idade/série, Se Liga para alunos não alfabetizados e Acelera Brasil para alunos já alfabetizados.
Com certeza há muito tempo deixamos de ser escolinha, para nos tornarmos a maior escola de Ensino Fundamental do Município.
Através do blog e Orkut da escola podemos observar que somos reconhecidos por alunos que já passaram por aqui e hoje se encontram em outras cidades, porém não esqueceram de suas raízes e nem mesmo da escola. Isso nos deixa bastante orgulhosos, pois mostra que o trabalho aqui desenvolvido, abre caminhos , dá uma nova perspectiva de vida para as pessoas. Com certeza continuaremos, cada vez mais, trabalhando para que ,aqueles que passaram ou venham a passar por aqui,possam sentir orgulho desta instituição de ensino e alcancar com grande sucesso seus objetivos.i

quinta-feira, 1 de julho de 2010

PROJETOS DA ESCOLA PRESENTES NA 23ª FEJUNAHE





No dia 24/06 apresentou-se no palco da 23ª FEJUNAHE a Banda marcial juvenil, onde a mesma mostrou muita disciplina, garra, determinação e talento. O público aplaudiu de início a fim da apresentação que durou em torno de 30 minutos. Está de parabéns o instrutor Zé como é conhecido pelos alunos e todos os integrantes da banda.
No dia 26 foi a vez do grupo de danças Essência Campeira entrar no palco da festa, por sua vez o grupo também mostrou todas as qualidades mostradas pela banda.
O grupo apresentou como tema de entrada Cavalo Baio, o quadro de danças gaúchas teve (chimarrita – balão, chimarrita, vanera marcada, tatu de castanholas e tirana do lenço) e logo após apresentou um quadro de chacareras.
O reconhecimento do público ficou evidente, pois os alunos foram ovacionados pelas pessoas que assistiam a apresentação. O grupo Essência Campeira tem a coordenação do professor José Eduardo. As coreografias ficam por conta do jovem Ricard Carvalho.
A escola sente-se orgulhosa de poder contar com alunos dedicados e comprometidos, pois é só assim que poderemos continuar fazendo da educação o único caminho para um futuro promissor. Usamos os projetos como instrumentos para auxiliar no ensino de nossos alunos e fazermos com que a escola seja um espaço de transformação e prazer.
Os grupos estarão, no dia 10/07, no ginásio municipal , apresentando-se dentro das festividades de comemoração do 41º aniversário da escola.