quinta-feira, 30 de junho de 2011

ESCOLA PADRE LIBORIO -42 ANOS

ESCOLA PADRE LIBÓRIO POERSCH– 42 ANOS




Hoje nossa escola está de parabéns, pois são 42 anos de história, onde muitos já passaram por aqui, alunos professores, funcionários.

A escola era apenas uma sala de aula no ano de 69 e tinha como diretora a professora Marta Veleda. O tempo passou e hoje são quase 400 alunos divididos em educação infantil e educação básica, 32 professores, onde quase todos com curso de pós-graduação, além de funcionários e agentes administrativos.

A escola, hoje, possuiu uma infra-estrutura invejada, pois contamos com salas de informática, multifuncional, de educação infantil, auditório, sala de coordenação, de direção, sala dos professores, um gabinete odontológico de ultima geração, cozinha e refeitório e ainda sala para recreação, enfim uma estrutura que contribui e muito para

qualidade de nossa educação. Claro que sabemos que isto não é fundamental, precisamos também de comprometimento dos profissionais da educação, esse mesmo comprometimento que tinha a Professora Marta e seus colegas há 43 anos atrás. Precisamos continuar conscientes que nosso trabalho vai muito além de simplesmente transmitir conhecimentos, precisamos compreender nosso aluno, participar, incentivar, dar oportunidades para que eles possam buscar um caminho de vitórias em sua vida pessoal. É um trabalho difícil, pois precisamos da participação da família, do estado. Temos que fazer a nossa parte e não desistir jamais.

Investir em projetos extra classe é mais uma maneira de buscar o crescimento de nossos alunos e a escola busca isso com a Banda, as duas Invernadas, o Bloco 100% Libório, o Grupo Doce Balanço, o Teatro e tantos outros que são trabalhados em sala de aula pelos professores. Acreditamos que este tipo de trabalho vem a contribuir com o processo de ensino aprendizagem.

Parabéns para nossa escola, que continue fazendo história, ensinando, educando, incentivando e mostrando, principalmente que o único caminho que temos para transformar nossa sociedade é a educação.



José Eduardo

Diretor

terça-feira, 28 de junho de 2011

24ª FEJUNAHE



PROJETOS DA ESCOLA PRESENTES NA 24ª FEJUNAHE


No dia 24/06 apresentou-se no palco da 24ª FEJUNAHE a Banda marcial juvenil, onde a mesma mostrou muita disciplina, garra, determinação e talento. O público aplaudiu de início a fim da apresentação que durou em torno de 30 minutos. Está de parabéns o instrutor Zé como é conhecido pelos alunos e todos os integrantes da banda.

No dia 25 foi a vez do grupo de danças Essência Campeira entrar no palco da festa, por sua vez o grupo também mostrou todas as qualidades mostradas pela banda.

O grupo apresentou como tema de entrada Carnavalito, chacarera del triste e chacarera del rancho do folclore argentino, e do folclore gaúcho o anu, tirana do lenço e tatu de castanholase castanholas. O reconhecimento do público ficou evidente, pois os alunos foram ovacionados pelas pessoas que assistiam a apresentação. O grupo Essência Campeira tem a coordenação do professor José Eduardo. As coreografias ficam por conta do jovem Ricard Carvalho.Também estiveram no palco do espetáculo o Grupo de Danças Essência Campeira Mini mirim da escola que tem como coordenadora a Profª Aldaci Gonçalves e como instrutoras as jovens Leana e Milena.O Grupo apresentou como tema de entrada a Polonésia, o maçanico e o pezinho. Com o grupo Mini mirim é um trabalho que exige paciência , dedicação e acima de tudo comprometimento, pois são crianças que estão começando sua vida artística.

A escola sente-se orgulhosa de poder contar com alunos dedicados e comprometidos, pois é só assim que poderemos continuar fazendo da educação o único caminho para um futuro promissor. Usamos os projetos como instrumentos para auxiliar no ensino de nossos alunos e fazermos com que a escola seja um espaço de transformação e prazer.

A banda marcial estará dia 02 de julho , participando da FENADOCE e depois estarão apresentando no dia 09 de julho dentro das comemorações do 43º aniversário da escola.

JERGS 2011

JERGS-2011






A escola Padre Libório , recebeu das mães da secretaria de educação Sra: Iádia Peres , o novo fardamento para o time infantil que representará Herval no JERGS- Jogos Estaduais do Rio Grande do Sul. Segundo o diretor José Eduardo foi mais uma conquista da escola , pois a muito tempo vínhamos buscando realizar este sonho. O novo fardamento é (camiseta azul marinho com detalhes em branco e vermelho , calção branco com detalhes em vermelho e meias vermelhas).Estaremos estreando o novo fardamento no dia 08 de julho em Canguçu com o time de futebol de campo , depois dia 15 de julho com o Futsal em Pelotas.

Antes , ainda estaremos dia 29 de junho , com o Atletismo em Pelotas. Boa sorte para os nossos alunos em mais esta caminhada.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Festa de inauguração das obras de reforma e ampliação da escola

28 de maio-Dia especial para escola










                                                No dia 28 de maio, a escola teve o prazer e a honra de receber os professores, funcio nários, alunos, pais, convidados, administração municipal para a festa de inauguração das obras de reforma e ampliação da escola.

                                               Na oportunidade o Diretor, José Eduardo , secretaria de Educação, Iadia Peres e o prefeito Municipal, Ildo Salaberry, deram as boas vindas aos convidados. Tivemos a presença de várias autoridades no evento: O deputado estadual Paulo Pereira, Os vereadores de nosso Município, Paulo César, Jackson , Bebeto, Solange, João Bosco, Élio Soares e Daniel Xavier. Os secretários Tito, que foi o responsável pelo churrasco, Milton Gonçalves, Delair, Jorge (bita) ,Fabrício, Tânia Salaberry. Ainda se fizeram presentes O delegado Sr. Ramiro De Ávila, o comandante da Brigada Militar Sr.Sgto Sandro Gonçalves , a presidente da APAE prof.Maria Nilza, O coordenador Da 5ª CRE Sr .Cirio Machado Almeida , Os ex-diretores da escola, Diretores das escolas do interior do município ,Profª Aldara diretora do Instituto São João Batista, entre outros tantos que prestigiaram este grande evento.

                                            O protocolo foi conduzido pela Srª. Daiane Carvalho .A mesma após chamar as autoridades para a solenidade de entoação dos Hinos nacional, estadual e do Herval a mesma passou a palavra para as autoridades que discursaram na ordem que segue: Diretor , Presidente da câmara(representante), o Coordenador da 5ª CRE, a secretaria de educação e o Prefeito Municipal.                                                    No seu discurso o diretor falou: “ Para nós da direção da escola, foi uma alegria muito grande, uma satisfação e uma realização , não só como diretor , mas como professor ver este sonho realizado.Sonho que não era só meu , era também dos meus colegas , dos nossos alunos e de toda a comunidade escolar.Esta obra para nós representa o resgate da dignidade, o respeito, a valorização da educação. Sabemos que educação é um termo muito amplo e que não fica só no âmbito do espaço físico, existe outras coisas que talvez sejam mais importantes que uma reforma , uma ampliação , mas para podermos falar em educação com qualidade, temos que dar condições para que isto aconteça e isto podemos dizer que a escola padre Libório tem estas condições. A reforma das salas de aula, a construções de mais cinco salas, o auditório, reforma da cozinha e do refeitório, área de lazer, reforma dos banheiros. Todas estas reformas trouxeram conforto e qualidade para nossos professores e alunos.Agradeço o empenho da administração municipal por investir na educação de nosso   município .                                                                           Após discursar o diretor entregou uma placa homenageando a vice-diretora profª Aldaci , a secretaria de Educação e o Prefeito Municipal em reconhecimento pelo trabalho e dedicação para com esta instituição de ensino. O diretor pediu ainda na oportunidade para que o prefeito cumpra a lei do piso do magistério e também faça ainda para este ano a cobertura da quadra da escola. Em seguida foi descerrada uma placa em homenagem aos funcionários que executaram a obra e logo após a placa oficial de inauguração.
Ainda apresentaram-se na festa os projetos da escola: Bloco 100% libório, Doce balanço, Banda Marcial. Tivemos , também a presença do cantor Napoleão.As alunas Priscila e Rharissa leram poesias em homenagem a escola.

Foi servido para os convidados um gostoso churrasco , patrocinado pelos amigos da escola , com arroz, salada e pão e como sobremesa um delicioso bolo.

É importante salientar também o trabalho em conjunto dos funcionários da secretaria de obras e secretaria de educação , que desempenharam suas funções com vontade e alegria.O CPM , ficou no evento encarregado de atender a copa. O presidente Robito Maciel e a Secretaria Vera Nobre foram os responsáveis em atender o público. Já com o lucro da copa foi adquirido um aparelho de DVD que foi instalado no auditório.

Esta obra e esta festa ficará guardada na memória daqueles que se fizeram presentes no evento.

GRUPO ESSENCIA CAMPEIRA NA 27ª ed.DO REPONTE


No dia 05 , esteve presente na 27ª edição do Reponte e no 6º encontro estadual de Invernadas de São Lourenço do Sul, o Grupo de danças Essencia Campeira da Escola municipal Padre Liborio Poersch.O grupo é composto por dez integrantes e
na oportunidade apresentou musicas do Folclore gaúcho e do Folclore argentino.Foi uma apresentação de gala, onde as crianças demonstraram espirito de luta e garra.
Já no dia 25 de junho o Grupo estará participando da 25 ª edição da Fejunahe .