quinta-feira, 31 de outubro de 2013

2ª Etapa do Projeto Livro na Escola

A Escola Pe. Libório Poersch, realizou no dia 28 de Outubro a 2ª etapa do Projeto Livro na Escola, onde o mesmo tem como título "Minhas Memórias".

Esta é a 3ª edição do projeto, onde os alunos escrevem suas histórias e memórias. Logo após, as professoras de língua portuguesa avaliam e selecionam as redações que são contempladas sendo publicadas no livro. É um trabalho gratificante, pois podemos perceber o desenvolvimento dos nossos alunos e o comprometimento com o projeto.

O livro é apenas um instrumento para uma proposta pedagógica da escola, que é fazer o aluno tomar gosto pela escrita e pela leitura. Os melhores trabalhos serão premiados no final do ano com dois tablets, um para o melhor trabalho das séries iniciais e outro para o das séries finais. 

E neste dia tão importante como o Dia Nacional do Livro, nada melhor que relatar este grande projeto, que esperamos no futuro colher bons frutos

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro" Henry Thoreau

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Outubro Rosa

A escola no dia 15 de Outubro, a convite da Secretária Municipal de Saúde, Sra. Janise Montanari Fagundes, participou da caminhada em defesa ao câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa. Fez-se presente com a Banda Marcial Juvenil.

A escola ressalta a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo.

De acordo com o INCA- Instituto Nacional do Câncer- o câncer de mama responde por 22% dos casos novos de câncer a cada ano no Brasil.





CONFIRMADO!

Dia 14 de Dezembro de 2013- 5º ECART (Encontro Cultural e Artístico) 
No CTG Minuano

Venha prestigiar mais uma edição desse evento que já é tradição da nossa escola. Neste ano lançaremos mais uma edição do Livro da Escola. Não perca!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Xadrez na Escola

A equipe de xadrez da Escola Pe. Libório Poersch, coordenada pelo professor Marcos Hammes, participou no dia 24 de Outubro do Torneio Estadual de Xadrez promovido pela Escola Mário Quintana na cidade de Pelotas.
 Os alunos Ricky Botelho, Wallace Maciel, Gabriel Afonso, Bruno Silveira, José Eliel Lopes, Cassandra Souza e Sabrina Alvarez demonstraram bastante empenho e concentração durante as partidas, adquirindo assim, novos conhecimentos necessários para a evolução técnica dentro do esporte.
A Escola parabeniza a equipe pela participação e dedicação e que isto possa servir de incentivo para que outros alunos venham participar deste esporte.












quarta-feira, 23 de outubro de 2013

III Jornada Pedagógica
Nos dias 18 e 19 de Outubro, no auditório da escola a III Jornada Pedagógica- com o tema- Educação: O processo educativo precisa de Utopia.
Nestes dois dias houve muita discussão, reflexão, propostas, ideias, motivação, troca de experiências entre o corpo docente da escola e os palestrantes que estiveram presentes no evento.
          Cada um trouxe para o grande grupo um pouco do seu conhecimento, e isso fez com que as questões da educação fossem tratadas de maneira séria e responsável.
         Uma das preocupações da Jornada era motivar o Professor, e isso ficou a cargo da Psicóloga Luciana Santos.
       Buscaram-se também novas metodologias na área da produção textual e este tema foi tratado pelas professoras Rosa Carvalho Dutra e Roseli Calvetti Souza.
Na área da avaliação, Que paradigmas devemos resignificar? O Professor Carlos Humberto Vieira trouxe para o evento sua experiência e seu conhecimento, onde o tema foi muito discutido e debatido entre os professores.
Uma das propostas da escola são os trabalhos e projetos extraclasses, e um deles teve início este ano, foi trazido para a Jornada- O Xadrez. O projeto que vem tomando gosto pelos alunos e agora pelos professores que descobriram na oficina de Xadrez, proferidas pelo Profº Marcos Hammes, a prazer, a dinâmica, a capacidade de raciocínio que o esporte proporciona.
Como encerramento da III edição do evento, um pouco da cultura Afro, ministrada pelo Profº Mestre de Capoeira Carlos Bento Freitas, que trabalha com o projeto de Capoeira na Escola.
A III Jornada Pedagógica teve este ano, como inovação uma palestra com a família, onde foi discutida a importância que ela tem no processo ensino-aprendizagem.
Ainda tivemos a participação dos nossos alunos que se fizeram representados pelo Grupo Doce Balanço, Invernada Juvenil Essência Campeira e as Bandas Mirim e Juvenil da Escola.
Foram dois dias de muito estudo e trabalho que buscaram dar uma nova perspectiva e uma nova visão para a educação.
Segundo Emília Ferreiro: “O processo educativo precisa de utopia. Precisa apresentar uma possibilidade de futuro. Precisa embutir o "tu serás, tu criarás, nós criaremos". Nós não temos um projeto social viável para apresentar aos nossos alunos e filhos, mas precisamos abrir uma janela na história, prepará-los para que façam seu próprio projeto.”

















sexta-feira, 11 de outubro de 2013

No dia 05 de Outubro, em homenagem ao dia da criança, aconteceu no Ginásio Municipal, o Torneio de Futsal Masculino e Feminino da Escola.
Vários jogos foram realizados ao longo do dia, e no final consagrou-se campeão a turma da 8ª série no masculino e feminino.
Ainda dentro da programação do dia da criança, no dia 09 do mesmo mês foi realizado, para as turmas das séries iniciais, cinema na escola, e também na quadra, os brinquedos infláveis. É diversão garantida para nossos alunos.
Foram dias especiais, pois professores e alunos interagiram em um espaço diferente da sala de aula e isso serve para aproximar educadores e alunos, melhorando assim o processo ensino- aprendizado.