quarta-feira, 19 de maio de 2010

PROGRAMA SORRINDO PARA O FUTURO


A escola aderiu o Programa Sorrindo para o futuro elaborado pelo SESC-RS em parceria com a Secretaria de Saúde de Herval que tem como objetivo melhorar a saúde das crianças através da formação de hábitos saudáveis. O programa estimula a prática do tratamento restaurador atraumático e viabiliza maior acesso ao tratamento odontológico; trabalha fatores de risco comuns às doenças crônicas (ex: alimentação, atividade física e higiene); estimula a formação de escolas promotoras de saúde e promove a participação e envolvimento da comunidade escolar através da gincana estadual. O resultado esperado é a adoção de estilos de vida que promovam saúde e bem estar que perdurem ao longo da vida.
O programa atua junto às escolas da rede pública e das escolas do SEC-RS com os alunos da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental. Pretende desenvolver nos alunos habilidades para o controle de placa bacteriana; estimular os alunos a praticarem atividade física regularmente; potencializar o atendimento das necessidades de tratamento odontológico dos alunos e estimular a formação de escolas promotoras de saúde.
O Programa Sorrindo para o Futuro se desenvolverá de acordo com as etapas:
1- Formação de parcerias-termo de adesão do município
2- Capacitação dos coordenadores
3- Cadastramento de participantes
4- Reunião com os diretores das escolas escolhidos
5- Capacitação dos Professores
6- Reunião com os pais
7- Distribuição dos materiais
8- Monitoramento dos resultados
9- Escovação Supervisionada
10- Classificação em grupos e atividades da cartilha
11- Educação em saúde
12- Orientação de higiene bucal e aplicação tópica de flúor
13- Orientação continuada aos professores
14- Medição de IMC
15- Atendimento odontológico
16- Gincana Estadual
18- Relatórios
O programa terá inicio após a reunião de pais e capacitação de professores. Os profissionais de saúde visitarão a escola mensalmente, durante as mesmas realizar-se-ão educação em saúde, medição de dados atropométricos, exame das crianças e detecção de necessidade de tratamento odontológico, orientação de higiene bucal, supervisão da classificação em grupo, aplicação tópica de flúor e atendimento odontológico. A freqüência da educação em saúde deve ser no mínimo trimestral para cada turma. O programa prevê um ciclo de tópicos para educação em saúde os quais se repetem sucessivamente: saúde da Boca, Cárie, Doença periodontal, Câncer bucal e autoexame, Equilíbrio entre alimentação e atividade física e Alimentação saudável.
A escola participará deste programa, pois acredita que através da educação é que formará cidadãos conscientes da importância da sua própria saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário